13/11/2012

Seixal cria Núcleo do Manifesto...


No dia 9 de Novembro, às 21h00, no Auditório do Pavilhão Municipal do Alto do Moinho, em Corroios, decorreu o primeiro encontro-esclarecimento do Manifesto em Defesa da Cultura, no concelho do Seixal. Os cerca de dez participantes decidiram realizar uma nova sessão em Novembro (data e local a definir) na qual se discutirá oficialmente a criação do Núcleo do Seixal do Manifesto em Defesa da Cultura e todas as acções de luta que serão levadas a cabo.




05/11/2012

O orçamento “adequado”? [Carta aberta aos membros do Executivo Municipal e da Assembleia Municipal de Coimbra e aos deputados eleitos pelo distrito de Coimbra], pelo Núcleo de Coimbra do Manifesto em Defesa da Cultura



27 iniciativas culturais em 14 espaços diferentes da cidade. Cerca de 80 artistas envolvidos, para além de membros do Manifesto em Defesa da Cultura. 1345 novos subscritores do manifesto nacional. Mais de três mil pessoas a assistir às actividades realizadas.
No passado dia 29 de Setembro, Coimbra deu um sinal muito forte em defesa da cultura. E, em concreto, em defesa da importância da criação artística na vida das pessoas, mesmo quando outras necessidades básicas estão ameaçadas pelas políticas de austeridade.
O Manifesto em Defesa da Cultura defende e justifica o reforço do investimento público na cultura como única forma de salvaguardar a diversidade da oferta e a todos os cidadãos a possibilidade de a ela acederem, independentemente da sua condição económica, localização geográfica ou outra. Denuncia a situação de catástrofe, social, cultural e civilizacional que a política de austeridade que sucessivos Governos PSD, CDS e PS – e agora com a Troika – vêm provocando. Exige o cumprimento da Constituição da República, quanto ao seu Artigo 78º, no que toca às garantias pelo Estado de um serviço público de cultura e do livre acesso à criação e fruição culturais. Estabelece um objectivo, ao mesmo tempo, aparentemente, irrisório e ambicioso: 1% do Orçamento Geral do Estado (OGE) para a Cultura.