06/09/2012

O Manifesto continua a crescer: já está em Setúbal
















Realizou-se ontem, quarta, 5 de setembro, o primeiro Encontro do Manifesto em Defesa da Cultura, em Setúbal. Cerca de uma centena de pessoas encheram, ao final da tarde, o restaurante Passo do Olival, na iniciativa promovida pelo núcleo de Setúbal e Palmela, para divulgação daquele movimento que reuniu agentes culturais, profissionais da cultura, artistas e cidadãos, de diversas origens e áreas de intervenção social, em defesa da cultura e contra as políticas de austeridade impostas, em particular, no domínio das atividades culturais.

O encontro, em que estiveram presentes dois dos primeiros subscritores, Pedro Penilo, artista plástico, e Manuel Araújo, arquiteto, visou a apresentação do teor do Manifesto, dos seus objetivos e ações futuras. No debate que se seguiu, foram definidas as próximas iniciativas que, quer a nível local, quer a nível da região, serão levadas a cabo, no período que se avizinha. Entre elas, constam o encontro com dirigentes e ativistas associativos, a realizar nos Bombeiros Voluntários de Setúbal, no dia 12 do corrente mês, onde o movimento pretende definir o seu programa de ação, junto das coletividades e associações locais. Já no dia 13, quinta-feira, o Casino Setubalense será o palco escolhido para a realização de um encontro de ativistas de toda a região de Setúbal. Nesse encontro será definido o programa da ação de rua, prevista para o final do mês, em Almada.

Esta ação de rua, integra-se na Semana Nacional de Luta em Defesa da Cultura e compreende um Encontro regional, no Parque Urbano daquela cidade da margem sul.